Indústria migra do sudeste para outras regiões do país - Áreas Industriais

Indústria migra do sudeste para outras regiões do país

Indústria Brasileira

A Confederação Nacional da Indústria mostra que, em uma década, ocorreu uma importante desconcentração da indústria brasileira, com redução da participação da região Sudeste no PIB industrial e um aumento na participação das demais regiões geográficas, Sul, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.

indústria brasileira

Nesse movimento, São Paulo perdeu 5,5 pontos percentuais de participação na produção da indústria de transformação no Brasil, principal segmento industrial do País. A maior queda entre os 26 estados e o Distrito Federal. O Rio Janeiro obteve o segundo pior desempenho, com recuo de 1,1 ponto percentual.

De acordo com o economista-chefe da CNI, Renato da Fonseca, São Paulo continua sendo o principal produtor industrial do País, mas a indústria brasileira tem migrado do Sudeste, que perdeu 7,5 pontos percentuais na indústria de transformação, principalmente para as regiões Sul e Nordeste, que aumentaram 3,2 pontos e 2,8 pontos respectivamente. São Paulo responde por 38,14% do valor adicionado da Indústria de transformação, o segundo colocado, Minas Gerais, tem 10,10%.n Diversos fatores contribuem nesta migração, entre os principais: logística, custo de mão de obra e custo dos imóveis.

As áreas industriais no Paraná estão como as mais baratas, além do custo de mão de obra, dentre os outros Estados da Região Sul.

Veja também

Nossas áreas industrias

Área Industrial em Ponta Grossa

map 133.000m²

Mais detalhes

Área Industrial na Avenida das Araucárias

map 14.000m²

Mais detalhes

Área Industrial Campina Grande do Sul

map 353.277m²

Mais detalhes